sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Bom fim-de-semana

Sugestões de leitura:





Os Templários
Barbara Frale
Ordem monástica constituída para defender a Cristandade na Terra Santa, os Templários têm desde sempre exercido um imenso fascínio no imaginário ocidental. Numa investigação que teve pela primeira vez acesso aos Arquivos do Vaticano, a autora traça o percurso da ordem desde a sua fundação, deslindando as causas e reais motivações por detrás do fantástico processo que no século XIV levaria à extinção dos cavaleiros do Templo.

BARBARA FRALE é especialista no assunto, tendo obtido o seu doutoramento na Universidade de Veneza com uma tese sobre a documentação do processo dos Templários.
Trabalha, também, no Arquivo Secreto Vaticano.



Adriano Moreira - Uma Intervenção Humanista
José Filipe Pinto
O título deste livro constitui urna síntese do que têm sido os dezassete lustres da vida de Adriano Moreira. De facto, a simbiose entre o nome intervenção e o adjectivo humanista retrata fielmente um percurso trilhado pelas sendas da justiça e pelas vias do direito e percorrido no respeito pela dignidade de cada pessoa. O nome intervenção põe em evidência a acção de Adriano Moreira, pois, quando a vida lhe recusa circunstâncias favoráveis, longe de desistir ou de se refugiar no mundo teórico, continua atento à vida, às realidades de cada conjuntura e procura contornar os ventos contrários de forma a fazer bolinar a nau das suas ideias que, raras vezes se alguma, se revelam inexequíveis.
O qualificativo humanista, na sua componente axiológica, serve para caracterizar uma vida que tem sido, como Manuel Patrício afirma no prefácio, um céu estrelado de actos — as únicas acções humanas consentâneas com o estatuto ontológico deste Homem.



Comunidade de leitura Amedina, Atrium Saldanha, Lisboa:





RELAÇÕES INTERNACIONAIS
OS DESAFIOS DA PRESIDÊNCIA PORTUGUESA

Almedina Atrium Saldanha - 11 de Setembro
O Tratado da Reforma da União Europeia
11 de Setembro, às 19:00 horas
A Presidência do Conselho da União Europeia é exercida por cada Estado-membro durante um período de seis meses, tal como previsto no sistema de rotatividade previamente definido pelo Conselho. Portugal assume pela terceira vez a Presidência do Conselho da União Europeia, durante o segundo semestre de 2007. Neste contexto, a LIVRARIA ALMEDINA e o IPRI-UNL realizam um conjunto de sessões onde serão analisados e debatidos os principais temas da Presidência durante os próximos seis meses. O objectivo é recolher opiniões diversas e contribuir para o esclarecimento dos que se interessam pelas questões europeias.
As sessões irão contar com a participação de investigadores e jornalistas que estudam e acompanham a evolução europeia.


COMUNIDADE DE LEITORES ALMEDINA
Almedina Atrium Saldanha - 12 de Setembro
Rodrigo Guedes de Carvalho
Canário

12 e 26 de Setembro, às 19:00 horas
LEITURAS SUGERIDAS PELO AUTOR
O Animal Moribundo, Philip Roth
A Herança de Eszter, Sándor Márai

Etiquetas:

2 Comentários:

Blogger Vera Isabel disse...

e nada de barbara cartland?! bahhh...

(just kiddin')

8 de setembro de 2007 às 09:47  
Blogger Giuseppe disse...

Se quiseres, encontramo-nos dia 11 na Almedina e empestas-mo.

8 de setembro de 2007 às 17:42  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial