terça-feira, 11 de setembro de 2007

Devolver ao povo... mas não tudo

Há 80 anos, em plena Guerra Civil, Franco consegue os Pazos de Meiras, uma pequena localidade galega. Com a "doação" de um dia de salário de cada funcionário público, este monumento histórico passou para as mãos do ditador e depois para as da sua família. A Xunta de Galicia reclama que o monumento deve ser aberto ao público, por ser de interesse histórico, mas Carmen Franco (a filha do Generalíssimo) não está de acordo. Os Franco são acusados de saquear todo o património histórico que existia no interior da propriedade depois de saberem das intenções da Xunta e de se recusarem a deixar entrar os técnicos de avaliação de património. Dizem que, após 80 anos e independentemente da forma como foi conseguido, os Pazos de Meiras são propriedade privada.
----
No fim da ditadura franquista, a família Franco preparava-se para vender tudo o que tinha e mudar-se para Miami. Juan Carlos disse-lhe que podiam ficar, porque em Espanha não haveria "revanchismo" político contra a família do ditador. Eles ficaram e casaram com gente também abastada financeiramente. As fortunas engrossaram, e nem sempre de uma maneira ilegal. Agora querem que os Franco sejam praticamente despojados de tudo.
----
Ironicamente, a neta favorita de Franco, a Carmen Martinez-Bordiú, aumentou grandemente a sua conta bancária à conta de exclusivas nas revistas espanholas. O seu irmão, Jaime Martinez-Bordiú, debate-se na justiça com a sua ex-companheira e uma acusação de maus tratos num hotel de Marbella, e alimenta horas de programas de televisão sobre os famosos de Espanha.
----
Eu pergunto: afinal em que ficamos? Então e os monumentos onde vivem os Borbones monarcas, os condes disto e daquilo e outros entes monárquicos afins não têm que ser também devolvidos ao povo? E a fortuna colossal do património da Duquesa de Alba?
Ou será isto... revanchismo a longo prazo?

Etiquetas: ,

1 Comentários:

Blogger Giuseppe disse...

teste

11 de setembro de 2007 às 21:45  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial